22 de fevereiro de 2012



“ Pois não me envergonho do evangelho, porque é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê, primeiro do judeu e também do grego;  visto que a justiça de Deus se revela no evangelho, de fé em fé, como está escrito: O justo viverá por fé.” (Romanos 1:16-17 RA)

É fato que não só Paulo, mas todos os cristãos de Roma estavam sendo pressionados a não falarem do evangelho como uma ação de Deus na salvação dos homens. Na verdade o que os opositores queriam era calar a Igreja e impedi-la de anunciar Jesus.
Paulo rejeita a proposta, posiciona-se contra qualquer possibilidade de ficar calado e exorta os cristãos de Roma a fazerem o mesmo.
O que Paulo diz em sua exortação é: Envergonhar-se do evangelho é ter vergonha do poder de Deus.  É ficar intimidado diante da ação de Deus em mudar a vida de um viciado por exemplo. É ficar intimidado em ver Deus salvando homens totalmente perdidos. Enfim, é ficar intimidado com Deus dando vida a homens completamente mortos em seus delitos e pecados.
Envergonhar-se do evangelho é também ter vergonha da justiça de Deus. É se intimidar em ver Deus condenando o pecado e tornando justo o pecador que crê em Cristo e o recebe como seu salvador. É se intimidar diante da verdade de que Deus imputou nos crentes a completa justiça de Cristo para que por ela  eles pudessem viver.
Paulo então desafia a Igreja em Roma e a nós a não ficarmos com vergonha daquilo que de fato o evangelho é, pelo contrário, ousemos anunciá-lo como a soberana ação de Deus em resgatar homens daquilo que deveria ser o seu destino final, a morte.
Não devemos nos envergonhar de notícias de salvação tão maravilhosas e tão grandiosas. Portanto, ousemos testemunhar de tudo que o evangelho fez em nossas vidas, das mudanças, das novas perspectivas, da esperança alcançada, da paz recebida, da alegria vivida e por fim da certeza de vida eterna.
Finalmente Paulo também nos lembra que por termos recebido a salvação por meio do poder de Deus e possuirmos a justiça de Cristo, devemos ser modelos de vida de fé aos demais: "O justo viverá por fé".
Devemos concluir que não podemos nos intimidar diante de qualquer que seja a oposição a esse evangelho que revela tão claramente a ação de Deus em nossa salvação.

Abimael Roma - pastor da Comunidade Aliança Taguatinga (CAT)













Nenhum comentário:

Postar um comentário