27 de julho de 2011

Quando o ver não é suficiente para se crer
              
João12.37-43



O texto de João fala de pessoas que embora tenham visto muitos milagres de Jesus não creram nEle. Jesus fez o que tanto as pessoas daquele tempo, quanto às de hoje pedem: sinais, milagres, coisas sobrenaturais.

Vejam o que as mesmas pessoas disseram antes a Jesus: “Que sinais fazes para que o vejamos e creiamos em ti?” Jo. 6.30
Percebamos que o crer, no texto, está sempre acompanhado do ver. Há algo nas entrelinhas do texto sendo revelado. Recapitulando então, as pessoas pediam sinais, Jesus fazia muitos sinais e apesar disso, não era crido.
O que o texto pode estar querendo dizer já que o sinal era e é a exigência que muitas pessoas esperam para crer?
Pensem comigo, quantas vezes fizemos algo efetivamente e bem feito, enquanto nossos corações se mantinham fechados pra esse algo? Muito pouco, sabem por quê? Porque é preciso que tenhamos convicção de que aquilo que estamos fazendo é o certo. Ou seja, é preciso que estejamos convencidos de que estamos no rumo certo. Sem essa aprovação interior não há motivação, não há ânimo e o projeto ou a ação pode ir por água a baixo.

Questionado por quê muitas pessoas estariam seguindo a Jesus, João, o Batista, respondeu o seguinte: “O homem não pode receber coisa alguma se do céu não lhe for dado” Jo 3.27.
Jesus acrescenta a isso o seguinte: "Ninguém pode vir a mim se o Pai que me enviou não o trouxer, e eu o ressuscitarei no último dia” Jo 6.45. Ou seja; 1) É preciso uma ação de Deus - Veja o que diz o texto lido, “Para que se cumpra a palavra do Profeta Isaías que diz; Senhor quem creu em nossa pregação? E a quem foi revelado o braço do Senhor? Se do céu não nos for revelado não iremos crer, não iremos perceber e aí por mais que aconteçam os sinais, não teremos condições de crer por isso não nos converteremos e nem seremos curados.

Se o Pai não trouxer, ninguém virá, ninguém crerá. Essa é uma ação exclusiva de Deus. Primeiro Deus atua no coração do homem. É a isso que chamamos de regeneração, de novo nascimento.
a) Deus age abrindo os olhos espirituais
O homem natural não pode compreender as coisas de Deus, pois elas são discernidas espiritualmente 
b) Deus age mudando o coração do homem
Se o coração não for mudado não há compreensão de fato do que foi feito pelo Senhor na vida do homem.
2) É preciso uma demonstração de Deus

...Isto disse Isaías por que viu a glória dele e falou a seu repeito.

A glória de quem? A glória do Filho, a glória de Cristo. E o que significa isso?  Significa dizer que Isaías viu quem de fato Jesus Cristo era; nada mais e nada menos que o próprio Deus. Quando o homem não vê a grandeza de Cristo, não compreende seu poder, é por que não houve conversão de fato. E se não houve conversão de fato;
O homem não confessa a Jesus

"Contudo muitos dentre as próprias autoridades creram nele, mas, por causa dos fariseus, não o confessavam, para não serem expulsos da sinagoga".

Se não houver um entendimento de quem Cristo é e de quem somos nEle, não teremos coragem, ousadia, intrepidez par confessá-lo diante dos homens. Jesus disse assim; Aquele que se envergonhar de me confessar diante dos homens eu me envergonharei de confessá-lo diante do meu Pai.

b)  O homem ama mais a glória dos homens do que a glória de Deus
...porque amaram mais a glória dos homens do que a glória de Deus
Ora, se alguém não está convencido de quem é Jesus, se ele não está convencido de que Jesus não só mereçe como deve ser honrado, esse homem com certeza vai preferir a glória dos homens, as glórias terrenas. Porque você acha que é tão fácil tantas pessoas, principalmente os representantes do povo se corromperem com o poder.
A resposta a isso é simplesmente; amaram mais a glória dos homens do que a glória de Deus.




6 de julho de 2011

Opinião - Avaliando o perfil pelas ações



Pareceu bem a Lucas o evangelista, "depois de acurada investigação de tudo, desde sua origem dar-nos por escrito uma exposição ordenada dos fatos que aconteceram". Lc 1.1-4


O correto e fazer como Lucas, depois de uma investigação refinada das ações, avaliarmos para concluir. Deve ser assim, mas nem sempre é assim que acontece. Por isso, avaliamos mal, precipitadamente e superficialmente, emitindo juízo sem conhecimento de causa.


Qual tem sido sua opinião acerca de Jesus? Você o conhece suficiente para concluir acerca dEle e formalizar uma opinião que revele de fato um pouco pelo menos daquilo que Ele é de verdade? Quais ações de Cristo afetaram direta ou indiretamente sua vida? E se isso aconteceu, quais áreas da sua vida Ele controla? Você pode dizer que Ele é teu Senhor?


Submeta-se a Cristo e você poderá:

  • Admirá-lo e aproximar-se mais dEle
  • Conhecê-lo mais e melhor
  • Temê-lo e serví-lo com alegria


Participe conosco dos nossos Encontros da Graça
Um tempo de Comunhão e Crescimento Cristão


Aos domingos às 19:00h
Auditório do Colégio Santa Terezinha
QNJ 17 - Taguatinga Norte


Esperamos por você